Avião de Lula enfrenta problema técnico após decolagem e retorna à Cidade do México
- Vini
- 1 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Aeronave ainda não pousou; piloto deve sobrevoar a região por aproximadamente duas horas para esvaziar o tanque de combustível
O avião que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrentou problemas técnicos no motor logo após decolar da Cidade do México às 17h30 (horário de Brasília), sendo obrigado a retornar.
Porém, o pouso imediato não foi autorizado devido ao fato de o tanque de combustível estar cheio. A recomendação é que o piloto permaneça sobrevoando a área por cerca de duas horas para consumir o combustível e, assim, realizar uma aterrissagem mais segura.
Fontes indicam que outra opção considerada é a liberação de combustível antes do pouso. Um avião reserva já está preparado no aeroporto para levar a comitiva presidencial de volta ao Brasil.
FAB
Em comunicado, a Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que a "aeronave presidencial VC-1 apresentou um problema técnico após a decolagem no aeroporto da Cidade do México".
O comunicado também afirma que "os procedimentos de segurança foram seguidos com sucesso para resolver o problema. Os pilotos aguardam o consumo necessário de combustível para retornar ao mesmo aeroporto, onde será feita a troca de aeronave para o regresso a Brasília".
Imagem de radar mostra avião de Lula voando em círculos após problemas técnicos
Veja abaixo a integra da nota divulgada pelo comandante da Força Área Brasileira (FAB), brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno:
Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (1º).
Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília.
Comments